Telemedicina durante Pandemia | Blog | Dicas para clínicas
Dicas para clínicas

Blog

Telemedicina durante Pandemia



Câmara aprovou na quarta-feira (25/03) projeto que autoriza telemedicina durante pandemia 

 Consiste em "exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde". 
 Pelo projeto, o médico deverá informar ao paciente 'todas as limitações' deste tipo de consulta.

Hoje, em outros países, a telemedicina está presente em hospitais, clínicas, consultórios, ambulâncias e até no auxílio a bases humanitárias em regiões adversas ou de guerra.

Reconhece-se a importância dessa área, em especial para casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços ligados à saúde ou mesmo na situação que atualmente vivemos de isolamento social.

 Todo esse aparato contribui para a resolução de demandas comuns na área da saúde, como a carência de especialistas, o esclarecimento de dúvidas e a segunda opinião médica.

O objetivo é que a qualquer momento um especialista esteja disponível para uma consultoria e indicação do melhor caminho de tratamento para emergências, casos de baixa complexidade, consulta de rotina, interpretação e pedidos de exames, atualização de receituário e etc.

E assim ganhar agilidade, diminuir tempo de espera para consultas, diminuir filas e aglomerações em clínicas e hospitais, baratear o processo e tornar mais acessível para muito mais pessoas geograficamente (seja por morar longe ou estar em viagem, por exemplo).

Porém, é de se imaginar que não são todos os casos que podem ser atendidos por telemedicina, mas já é um avanço significativo :)


Abraços

Buscar

Posts Recentes