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Atendimento Particular x Convênio

A Odontologia mudou muito e não foi só por conta da atuação dos convênios:

  1. O número de profissionais no mercado cresce 5% ao ano (próximo a 8.000 novos profissionais todo ano)
  2. O cliente está cada vez mais exigente para a realização de um tratamento particular
  3. A presença de grandes redes odontológicas facilitou o acesso e trouxe um novo modelo de clínicas
  4. A utilização da internet (google e mídias sociais) para escolha de onde se tratar e informação sobre os procedimentos
  5. crise financeira que adia os tratamentos mais caros ou menos emergenciais

Tudo isso, tornou o mercado muito mais competitivo obrigando cada profissional a se reinventar, melhorando o que tem a oferecer e sua visibilidade.

Somos 204 milhões habitantes; 50 milhões possuem planos médicos e 21 milhões planos odontológicos; ou seja, apenas 10% da população.

O IBGE divulgou que 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 16 milhões não têm nenhum dente na boca. Outro dado importante: 55% da população faz mais de 1 ano que não vai ao dentista. Ou seja, existe muito o que fazer se tivermos foco.

O convênio pode ser uma estratégia para atrair clientes da região e das empresas, mas a clínica precisa adequar seus custos para conseguir prestar este atendimento sem prejuízo ou mapear quanto o convênio gerou de atendimento particular para ter certeza de que é uma estratégia viável, como se o convênio fosse seu investimento em propaganda.

Lembre-se: cliente particular não gosta de ser atendido em clínica de convênio, então saiba separar horários na agenda, profissionais ou dias de atendimento.

Por causa do volume, a tendência é de que o atendimento do convênio tome toda a agenda e você não perceba que a clínica se tornou em sua essência uma clínica de convênio.

Existem várias clínicas com o foco em atendimento em convênio que são rentáveis, pois adequaram seu modelo de negócio dentro desta realidade.

Se a sua clínica não estiver adequada dificilmente conseguirá manter os custos fixos, custos de materiais e dos profissionais que realizaram o atendimento.

Então vamos cuidar melhor dos nossos clientes, encantando-os para gerar indicações e aumentar sua visibilidade para atrair a atenção de novas pessoas.

1º Passo: reativar. Estar mais próximo dos seus clientes nas redes sociais, divulgando o dia a dia da clínica e novidades

2º Passo: já deixar o retorno agendado. Você ligará apenas para lembra-lo da consulta e não para oferecer uma nova consulta

3º Passo: estimular a indicação e agradecer

4º Passo: ter material de comunicação com todos os serviços que presta para despertar o desejo do cliente

5º Passo: tornar-se mais visível nas redes sociais, fachada, participação em eventos, palestras e associações do bairro.

Espero que estas dicas possam ajuda-lo e mês que vem conversaremos um pouco mais sobre como encantar seu cliente e gerar mais divulgação.

Abraços

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